Falta de vitamina D é associada a doenção grave

Por meio da análise de amostras de sangue de gestantes, pesquisadores descobriram que níveis baixos de vitamina D estão associados ao aumento do risco de ter pré-eclâmpsia grave, uma doença da gestação que pode ser fatal.
A pré-eclâmpsia se manifesta pela pressão arterial alta e pelo excesso de proteína na urina.
Publicado online no periódico “Epidemiology”, o estudo usou 3.703 amostras de sangue obtidas de mulheres que estavam em geral na 21ª semana de gestação, de 1959 a 1966. O nível sanguíneo de vitamina D de mais da metade das gestantes era inferior a 50 nanomoles por litro, quantidade que os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA consideram inadequada à saúde global, e 717 tinham pré-eclâmpsia leve ou grave.
Não foram descobertas associações entre o nível de vitamina D e a pré-eclâmpsia leve. Todavia, após o controle dos fatores índice de massa corporal, raça e nível socioeconômico, entre outros, os pesquisadores descobriram que o risco relativo de ter pré-eclâmpsia grave era 40% menor nas gestantes com níveis sanguíneos de vitamina D maiores que 50 em comparação com as gestantes com níveis inferiores da substância.

“A pré-eclâmpsia grave é rara”, afirmou Lisa M. Bodnar, principal autora do estudo e professora adjunta de Epidemiologia da Universidade de Pittsburgh. “Além disso, não podemos determinar se o nível baixo de vitamina D é o que causa a doença. As mulheres não devem correr para as drogarias para comprar suplementos de vitamina D. A gestante que estiver preocupada deve conversar com seu médico e continuar a tomar as vitaminas pré-natais.”

Nicholas Bakalar,
The New York Times

Posts relacionados

Camisinha que muda de cor em...

Adolescentes ingleses criam camisinha que muda de cor em contato com DSTs Um grupo de...

EUA ordena retirada de...

O uso nos alimentos de óleos parcialmente hidrogenados, conhecidos como gorduras trans,...

Criando gosto por vegetais em...

egumes e verduras raramente figuram entre os alimentos favoritos das crianças. Para...

Deixe uma resposta