Você tem intolerância a lactose? e agora?

A intolerância à lactose é a incapacidade do organismo de digerir o açúcar presente no leite, a lactose, causando sintomas como cólica, gases e diarréia, que surgem momentos após a ingestão deste alimento. Para confirmar a presença de intolerância à lactose, o diagnóstico pode ser feito através de exame de fezes, exame de sangue, teste respiratório ou biópsia do intestino.

Os sintomas próprios da intolerância à lactose podem se manifestar com mais ou menos intensidade de acordo com o grau da incapacidade da produção da lactase, enzima que digere o leite de vaca, podem ser:

  • Cólica – dor abdominal;
  • Gases intestinais;
  • Diarréia ácida.

Estes sintomas geralmente aparecem momentos após a ingestão de leite de vaca, derivados do leite ou produtos que sejam preparados com leite. Por isso se você apresenta estes sintomas, experimente fazer o teste de exclusão alimentar durante 7 dias para ver se os sintomas desaparecem.

O tratamento da intolerância à lactose consiste na exclusão do leite de vaca e de tudo que seja preparado com leite de vaca como bolo, biscoito, bolacha e pudim, da alimentação

 

O leite de vaca é rico em cálcio, que é importante para manter a saúde dos ossos, e por isso as pessoas que possuem intolerância à lactose devem aumentar o consumo de outros alimentos fonte de cálcio como ameixa seca e amora preta, por exemplo. No entanto, existem diversos níveis de intolerância à lactose e nem todos, precisam deixar de comer derivados do leite, como queijo e iogurte, porque estes alimentos possuem uma menor quantidade de lactose, sendo possível comer uma pequena quantidade uma vez ou outra.

Fonte: Minha vida

Posts relacionados

Palavra do Doutor

Esse mês a palavra do doutor trás a matéria o coração, com o medico cardiologista...

Tabagismo custa caro,...

O tabagismo custa à economia global mais de US$ 1 trilhão por ano, em gastos com saúde...

Homens brancos e baixos têm...

Um maior risco de calvície prematura foi adicionado à lista de doenças e condições...

Deixe uma resposta